Cadê o meu livro?

O trabalho de edição começa quando a campanha de crowdfunding atinge 100% da meta.

O(A) editor(a) reúne um grupo de profissionais para definir o projeto. A equipe atuará para articular o projeto editorial, o projeto gráfico e o marketing para a campanha do financiamento coletivo/livro, sendo que o autor(a) acompanha e se envolve em todo o processo.

As etapas empreendidas para chegar ao formato final do texto são:

  1. O original vai para um(a) preparador(a) de texto. Ele(a) vai lapidar o original, auxiliando o(a) autor(a) a aperfeiçoar a escrita da obra. Formato, repetições, coerência. Tudo isso é corrigido e/ou aprimorado pelo(a) preparador(a) de texto. Terminando o trabalho, ele(a) envia ao(à) autor(a) e ao editor(a) o texto corrigido. O(A) autor(a) deve estar disponível para ler as mudanças sugeridas, aceitando-as ou não. É importante que o(a) autor(a) seja acessível ao(à) editor(a) e preparador(a), a fim de manter o cronograma.
  2. O texto preparado é transferido para um(a) revisor(a), que vai corrigir erros ortográficos e/ou gramaticais que tenham passado.
  3. O texto vai para o(a) diagramador(a), que trabalhará tanto no livro físico quanto no formato digital (ebub e mobi).
  4. Por fim, o texto diagramado segue para um(a) revisor(a) de provas, a fim de conferir se há erros remanescentes ou necessidade de melhorias na diagramação. O(A) diagramador(a) faz os últimos ajustes e o trabalho textual é dado como encerrado.

O tempo desse processo pode variar com a complexidade do original. Quanto mais reparos precisarem ser feitos, maior será o tempo gasto pelos profissionais. Por isso, um(a) autor(a) que responda de forma rápida, atento(a) aos prazos, faz toda a diferença no ritmo de trabalho da equipe. O tamanho do texto também aumenta o tempo. Nas melhores condições, a preparação textual dura em torno de 3 meses.

Ao mesmo tempo que começa o trabalho editorial, também se iniciam o projeto gráfico e o planejamento de marketing. Um(a) designer/capista trabalha na capa do livro, comunicando-se com o responsável pelo projeto gráfico da obra para testar possibilidades e a viabilidade das propostas. Opções de capa são inclusive uma boa oportunidade para engajar seus apoiadores. Eles podem, por exemplo, escolher a capa do livro por meio de votação.

Além dos testes de capa e provas de miolo, a parte gráfica também envolve acertos visuais, envio do arquivo para a gráfica e sua impressão.

Mesmo que a tiragem física seja limitada, seu livro será comercializado em formato digital em todas as plataformas. Para continuar sendo vendido precisamos trabalhar com estratégias de marketing, além de manter os metadados do livro atualizado. O trabalho do marketing não termina com o sucesso da campanha de crowdfunding. Queremos que seu livro atinja o maior número possível de pessoas.

Com todos os processos (trabalhos textual, gráfico e de marketing) finalizados, o ISBN de ambos os formatos do livro (e-book e impresso) é cadastrado. Os exemplares (digitais ou físicos) são entregues a todos os apoiadores, além de serem colocados à venda em todas as plataformas de leitura digital (Amazon, Kobo, Saraiva).

Trata-se de um percurso longo e sinuoso, que desempenhamos com todo o cuidado. Esperamos contar com a colaboração dos autores não só para que mobilizem seu público a apoiar a campanha de financiamento coletivo e/ou comprarem os exemplares da obra finalizada, mas também para desfrutarem dos prazeres e aprendizados de estar envolvido no passo a passo de um empreendimento editorial.

Escrever um comentário