O que é um Pitch e como fazê-lo?

Como fazer um book proposal que seja seu pitch inicial? O formato mais utilizado de book proposal, contem uma apresentação enxuta e abrangente do livro e do autor. Para pensar no pitch devemos levar os seus leitores em consideração. Quem se interessa pelo que você tem a contar? É para essas pessoas que temos que dizer porque o seu livro vale a pena ser feito e lido.

Ninguém melhor que você para saber os pontos fortes do seu trabalho. Mostre suas ideias mais interessantes, alguma passagem cativante da história, deixe o suspense aflorar se puder, instigue.

Quando terminar de escrever a sinopse da história, apresentação do livro (gênero, sobre o que trata o livro e um pouco sobre você), se pergunte:

  • Quem são seus leitores e possíveis colaboradores?
  • Por que você escreveu esse livro?
  • Teve alguma trilha sonora?
  • O que te apaixonou no processo da escrita?
  • Se a escrita foi difícil, o que te motivou a continuar?
  • O que você realmente quer contar e para quem?

Seja livre para se perguntar e arriscar algumas respostas. Em média, 60 livros são publicados por dia. Por que o seu deve ser? Vai emocionar? Divertir? Fazer pensar? Mostrar algo diferente ou pouco discutido? Interessa a um grupo? Tem algo velho e esquecido que vale a pena lembrar? Ou, quem sabe, uma ideia nova para contar?

A respostas para algumas dessas perguntas vão te ajudar a redigir o pitch. A editora e os seus futuros colaboradores querem saber porque devemos investir em você. Nos convença!

Seja qual for a sua decisão para elaborar o pitch, cheque e preste atenção na ortografia e gramática.

Escrever um comentário